sexta-feira, 13 de outubro de 2017

EJA: A CULTURA INDÍGENA - HISTÓRIA, LENDAS, RECEITAS...

      As professoras estão trabalhando com o Gênero Textual: Lendas, para a Mostra Literária na Escola Osvaldo Arns, que acontecerá no próximo dia 21/10 (sábabo).
   Os estudantes conheceram um pouquinho mais da Cultura Indígena e suas contribuições para a história do Brasil.
   As professoras escolheram a Lenda da Mandioca para iniciar este trabalho com a Diversidade Cultural. Propondo uma ampliação no conhecimento já trazido pelos estudantes da lida com a mandioca. Algumas curiosidades sobre a mandioca como variedades, poder energético, cultivo, entre outras, foram trazidos para compartilhar com os estudantes.
    Aproveitamos também para trazer outro Gênero Textual: Receitas. Com a receita do Bolo de Mandioca e do Aipim frito. Para este momento, planejamos um acolhimento muito especial e realizamos as receitas em conjunto com os estudantes. Uma mega aula com muitas aprendizagens!
  Agradecemos todos os estudantes pela colaboração e participação neste momento maravilhoso de interação entre as turmas.

Professoras: Jossemara, Tanara e Tsherli e a Articuladora: Cláudia.
































CAPELA SANTA MARIA: CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA


  As professoras trabalharam com os estudantes sobre um dos patrimônios culturais da cidade que é a Capela Santa Maria, os estudantes puderam escutar a história deste espaço, como também, ver imagens e aprender como pesquisar a agenda cultural da Fundação Cultural de Curitiba.
     E na Semana Cultural a EJA participou do Concerto da Camerata Antiqua de Curitiba na Capela Santa Maria, uma maravilhosa apresentação com as mais famosas trilhas sonoras do cinema.
     Momento de apreciação de boa música e um som espetacular, envolvendo a teoria e a prática.
           

Professoras: Jossemara, Tanara e Tsherli  e Articuladora: Cláudia.





















          

TEATRO NOVELAS CURITIBANAS: TEMPO, TRAGICOMÉDIA INACABADA

Os estudantes da EJA, participaram do espetáculo oferecido pela Cia. Teatro Filhos da Lua: “Tempo, Tragicomédia Inacabada”, no Teatro Novelas Curitibanas.
Direcionado a jovens e adultos, de caráter experimental e repleto de investigações cênicas, o espetáculo propõe a integração de linguagens do teatro de figura humana com o teatro de formas animadas, o audiovisual e a música.
Com texto de Renato Perré e direção de Adriano Esturilho, na montagem quem entra em cena é o Tempo e suas várias facetas – que nos encantam e nos assustam -, numa viagem por perdas, ganhos, erros e acertos pela qual passa o personagem “H”. Séculos em instantes de escolhas, o personagem tem o desafio de libertar a mulher grávida e o Vento, aprisionados (e paralisados) pelos Soldados do Tempo. Uma aventura épica, de luta, prisão, loucura ou sanidade total, onde o que permanece é a pergunta sobre estarmos plenamente vivos nessa aventura que é o tempo.
O espetáculo “Tempo, Tragicomédia Inacabada” foi premiado e publicado dentro da coletânea do Edital de Dramaturgia da Fundação Cultural de Curitiba, intitulado Edital Oraci Gemba – edição 2008 -, e agora está sendo montado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Ficha Técnica
Texto – Renato Perré
Direção – Adriano Esturilho
Trilha Sonora – Doriane Conceição e Candiê Marques
Elenco – Renato Perré, Carolina Maia, Candiê Marques e Doriane Conceição
Iluminação – Judy Fiorese e Fábia Regina
Cenografia e Figurino – Paulinho Maia
Cenotécnico – Alfredo Gomes
Vídeos – Alan Raffo
Fotografia – Paulinha Kozlowski
Teaser e Filmagem – Valdir Fagundes
Produção Executiva – Judy Fiorese
Direção de Produção – Bella Souza
Assessoria de Comunicação – Natu Marques
Ilustrador – Bruno Marafigo
Programador Visual – Rodrigo Havana
Produção – Cia Teatro Filhos da Lua
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Cia Teatro Filhos da Lua

Agradecemos a Norma da Fundação Cultural de Curitiba NRE/ TQ pelo incentivo e organização deste momento riquíssimo.

Professoras: Jossemara, Tanara e Tsherli e Articuladora: Cláudia